FEIRA DO LIVRO:
UMA DÉCADA DE HISTÓRIAS!
ANO LETIVO DE 2017
1.
JUSTIFICATIVA
Ler transporta nossa mente para variados lugares imaginários
ou possíveis, descritos no enredo, na viagem do personagem e no desenrolar da
história. Jucelma Terezinha Neves Schneider escreve: “Através das histórias que
acontecem sempre num mundo de fantasia, as crianças viajam, se devolvem e se
emocionam. Assim, por meio de histórias elas vão trabalhando seus próprios
conflitos, realizando comparações para busca de soluções”.
É fato concreto que muitos apreciam ler uma boa história,
para passar o tempo ou entreter-se por determinado tempo, e não sabem a real
importância do quanto à leitura pode ser usada como elemento de formação do
caráter daqueles que lêem ou ouvem.
Melhor ainda se a leitura acontece por prazer. Aqui passa a
ter outra conotação: deleite. Nada melhor do que ler ou ouvir uma boa história,
recheada de emoção, de encanto, que fazem a nossa imaginação voar junto com as
palavras lidas ou escutadas! Leitura deleite é “ler pelo simples prazer de
ler”, conforme Waldineia Alves Farias Rocha, no blog “Alfabetizar é ir além de ler e escrever”, disponível no endereço http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792788711 .
Enquanto a leitura acontece, quer lida pelo próprio leitor
ou simplesmente ouvida pelo aluno, traz possibilidades de compreensão do
próprio mundo vivido do leitor no desenrolar da história através das vivências
do personagem.
Arroio do Sal promove a feira do livro há uma década!
Iniciada em janeiro de 2008, foi pensada para entretenimento dos veranistas.
Mas, já na segunda edição, veio fazer
parte do calendário de eventos pensada para o inverno, para nossos alunos-leitores,
para a comunidade local.
Uma década de existência é um tempo bem considerável e que
não podemos deixar passar sem um trabalho forte em nossa escola. É preciso,
pois, enredar nossos alunos nesse mundo mágico que a literatura nos oferece, prever
as possibilidades lúdicas de entretenimento e prazer, além de envolvê-los em
atividades de escuta, atenção, e ainda promover o encontro entre a escrita e a
leitura, bem como integrar os livros, os autores e também os computadores.
Aproveitar o espaço da aula digital para a promoção desse
evento e, consequentemente a promoção da leitura virtual através do uso das
máquinas disponíveis em nosso laboratório de informática, a pesquisa e a busca
de informações vinculadas ao livro, é uma das intenções do projeto. Luciano
Rodrigues Lima, Doutor em Literatura, professor titular da UNEB, fala sobre essa leitura virtual, que trago aqui como
referência para a intencionalidade referida: “[...] penso que o texto virtual possui
vantagens em relação ao texto impresso. O texto virtual é mais ecológico pois
não necessita de papel, material atualmente feito de celulose vegetal. Também
não ocupa quase nenhum espaço, algo tão importante nas reduzidas moradias das
cidades grandes. Mas a maior vantagem do texto virtual é a sua praticidade,
explicada através de aspectos como a atualidade, a velocidade e a
acessibilidade. O texto virtual é sempre atualizável, como os dicionários,
glossários e edições de obras online. As edições eletrônicas de jornais e
revistas são atualíssimas. Mesmo os textos pessoais são mais rápidos, bastando
comparar a carta tradicional e o e-mail. O acesso ao conteúdo dos textos
virtuais é sempre mais rápido”. Citado
por Alan Oliveira Machado (2011) disponibilizado no endereço http://poraodeincertezas.blogspot.com.br/2011/03/leitura-virtual-o-que-e-isso_23.html.
Assim, justifica-se o projeto.
1. OBJETIVO GERAL
Envolver nossos alunos na leitura virtual e prazerosa, conhecer
escritores e ilustradores que já
estiveram em nossa feira do livro; levá-los
a perceber as histórias e leituras como fonte de prazer e possibilidades de
aprendizagem, tanto da língua escrita como de aprendizado das próprias emoções
e sentimentos.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.
Promover momentos
específicos de leitura na aula digital, através do Dia da Leitura.
2.
Apresentar alguns
escritores e ilustradores que já passaram em nossas feiras, aos alunos.
3.
Despertar os nossos
alunos para o gosto da leitura e da pesquisa, através do computador e dos
livros.
4.
Envolver nossos alunos
com a linguagem oral e escrita apresentada nas histórias lidas, bem como o
enredo como possibilidades de aprendizagem da língua escrita.
5.
Realizar atividades
específicas de produção de escrita e leitura com os alunos na aula digital e na
sala de aula.
6.
Planejar uma “Exposição
da Feira do Livro- 10 anos! ” com painéis.
3. METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido através de rodas de leituras e
conversas no grande grupo, no laboratório de informática. As atividades serão
em duplas ou individuais.
Os escritores abordados serão aqueles que já foram
apresentados em nossas Feiras do Livro Municipal, bem como nomes importantes da
nossa literatura local: os nossos
escritores Ana Paula Machado e Alessandro Torres Medeiros. Em especial
destacando os patronos de todas as nossas
feiras do livro.
4. CRONOGRAMA
As
atividades serão realizadas durante o ano letivo, destacando um escritor
específico a cada mês, em atividades na aula digital.
O
projeto terá um painel especial a ser apresentado na X Feira do Livro Municipal, para divulgarmos o trabalho
dos alunos e homenagearmos os
escritores.
5.
AVALIAÇÃO
A
avaliação dar-se-á :
Os alunos serão avaliados na sua produção em sala de aula,
com objetivo de promoção da leitura e escrita individual, através da observação
direta durante as atividades específicas.
Alguns links para relembrar...
Leda Saraiva Soares - 6ª Feira do Livro de Arroio do Sal.
4ª Feira do Livro de Arroio do Sal.
8ª Feira do Livro de Arroio do Sal.
Neto Fagundes - 2014.
O Mágico Alexandre Torres, em 2014.
Teatro na Feira do Livro de Arroio do Sal. 2010.
Academia de Escritores na VI Feira do Livro de Arroio do Sal.
Visconde e Emília na 5ª Feira do Livro de Arroio do Sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário