quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Ação Solidária - Projeto 2022

 

Entrega de doações arrecadadas em 2019, ao Lar dos Idosos de Torres.



AULA DIGITAL COMPARTILHADA

PROF.ª STELA DIAS


  1. JUSTIFICATIVA

Nossos alunos precisam aprender a solidarizar-se em situações que nos permitem ajudar quem esteja precisando.

Pensamos em promover uma ação solidária, em campanha na escola, para ensinar nossos alunos a pensarem sobre a importância e necessidade de ajudar em campanhas de solidariedade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui as práticas solidárias entre as habilidades e aprendizagens necessárias para a formação integral dos alunos. Isso permite a promoção da solidariedade em nossas aulas.

Um grande papel da educação é mobilizar crianças e adolescentes pela compreensão da realidade. Nesse sentido, para promover atitudes solidárias, os profissionais de educação devem incentivar a realização de tarefas que desenvolvam as relações interpessoais. (Letícia Bessa).

Assim descreve Letícia Bessa: “A solidariedade diz respeito a uma virtude humana fundamental para a vida em sociedade. Essa virtude tem como base princípios de igualdade, cooperação, coletividade e respeito. E conclui: As pessoas solidárias são capazes de enxergar além dos próprios interesses e agir para o bem do próximo. Para tanto, basta ter um comportamento pautado pela colaboração, além de empatia e acolhimento.


Pensando nisso, resolvemos promover a ação solidária para arrecadar materiais de higiene pessoal para doar ao Residencial Geriátrico Bem Viver, de Arroio do Sal.

Sabemos que nem todas as famílias têm condições necessárias para cuidarem de seus entes. Nem todas as famílias podem cuidar com dignidade de seus parentes, por isso muitos ficam em lares de acolhimento.

O Lar Geriátrico Bem Viver, de Arroio do Sal abre suas portas para esse acolhimento e atende,hoje, cinco pessoas em suas dependências. Não é um trabalho filantrópico, pois os acolhidos pagam por sua permanência no local.

Mas pensando em desenvolver a solidariedade e trabalhar com nossos alunos, resolvemos promover essa ção solidária arrecadando e doando materiais de higiene pessoal aos moradores desse Lar de Acolhimento..

A escolha dessa instituição para receber nossa solidariedade deve-se ao fato de ser a única em nosso município.

Pensamos também, além de trabalhar o tema na aula digital e sala de aula, promover essa campanha solidária e visitar o Lar, promovendo uma tarde de encontro com alunos e levar um pouco de música e alegria ao Lar e as pessoas que ali se encontram.


2. Objetivo Geral

Promover a solidariedade entre os alunos, as famílias e a comunidade.

3. Objetivos específicos

  • Fomentar atitudes de respeito e a solidariedade entre as famílias e a escola.

  • Arrecadar e doar material de higiene pessoal.

  • Visitar os moradores do Lar geriátrico Bem Viver.


4. Metodologia

As atividades de fomento à solidariedade se darão nas aulas digitais, com as turmas dos Pré- 1 e 2 até o 5.º ano.

Serão realizadas atividades específicas de rodas de conversa e cineminha com vídeos musicais e histórias. Atividades de alfabetização e letramento, criação de design com produção de produção escrita.

5. Avaliação

Será satisfatório se os alunos e suas famílias atenderem nosso apelo solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário