Nessa semana de 20 a 25 de maio estamos conversando de Mulheres!
Mulheres mães, avós, irmãs, dindas, filhas, adolescentes, meninas, enfim...
Mulheres que merecem respeito e que devem ser bem tratadas, sempre, em qualquer lugar que estiverem!
Vimos imagens no Google e conversamos sobre a importância de as mulheres serem VALORIZADAS E RESPEITADAS lá em casa, na escola, na rua...
Após essa conversa, vimos a fotografia das mulheres lavadeiras do arroio! Que tiveram sua história contada em um filme-documentário em 2014, pela professora Ana Beatriz Ferreira, através de um projeto da Secretaria do Meio Ambiente de Arroio do Sal, intitulado: "As lavadeiras do arroio: o viver das águas"! Numa parceria com o IMA - Instituto Merlin Azul - a professora Ana Betariz foi premiado com a produção de um documentário, que deu vida e voz e as nossas "mulheres lavadeiras do arroio".
Com essa fotografia vimos as lavadeiras dona Rosinha Nunes e Iraci Maria Dias, mais a professora Teresinha Anna Fernandes, que fizeram parte dessa história e se encontravam no arroio nesse dia de encenação.
Conversamos sobre a importância dessas mulheres, fazendo uso das águas do arroio, necessárias para a lavação das roupas. Falamos também de outras lavadeiras que tivemos.
Vimos que essas personagens ganharam muito RESPEITO e VALORIZAÇÃO no seu ofício, através do filme-documentário, que rendeu uma data especial de COMEMORAÇÃO Do DIA DAS LAVADEIRAS DO ARROIO: 18 de março!
Ganharam também um placa comemorativa à beira do arroio, próximo da prefeitura Municipal.
Após essa roda de conversas, os alunos tiveram a tarefa de criar um card no Canva - uma "Capa de Livro", registrando sua produção escrita sobre as lavadeiras do arroio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário